FAQ

CNEC – Perguntas e Respostas Frequentes

SOBRE PROCESSO SELETIVO 

A CNEC EAD é credenciada para oferta de cursos a distância?

Foi credenciada para a oferta de cursos superiores a distância em todo o território nacional pela Portaria 323, de 15/04/2013.

Como me inscrevo para o vestibular da CNEC EAD?

A inscrição é online, basta acessar o site http://www.cnec.br/ead, clicar em “Faça a sua inscrição” e preencher o formulário de inscrição para agendar a prova.

Quando acontecem as provas do processo seletivo?

Serão aplicadas na data, horário e polo escolhido por você no ato da inscrição, de forma presencial.

Qual o conteúdo e quantas questões compõem a prova do processo seletivo?

A prova para ingresso aos cursos a distância da CNEC EAD é uma redação.

Qual o valor da inscrição?

O valor da inscrição para o processo seletivo da CNEC EAD é de R$ 30,00.

Qual o endereço dos polos, e-mail e telefone?

O endereço dos polos está disponível no endereço: http://graduacaoead.cnec.br/polos/

Fiz a inscrição pelo site, mas errei uma das informações. Como corrijo?

Acesse o site www.cnec.br/ead clique em “Faça sua inscrição”. Selecione o Polo e Curso escolhidos por você no ato da inscrição. Em seguida, clique em “Login” e insira o usuário e senha. Então, o sistema mostrará o seu cadastro, proceda com a alteração, ajustando a opção. Não se esqueça de clicar em concluir para salvar a(s) nova(s) informação(ões). Vale lembrar que essa opção permite apenas a alteração dos dados cadastrais, opções de curso e horários de agendamento da prova do processo seletivo.

Quero trocar data, local da prova do processo seletivo ou horário, como devo proceder?

O sistema estará liberado para alterações de data, local da prova (processo seletivo) ou horário até 36 horas antes da data e hora agendadas. Para realizar a alteração acesse a área do candidato através do site www.cnec.br/ead opção “Faça sua inscrição” com o usuário e a senha cadastrada no momento da inscrição e enviada por e-mail. Após fazer o login, altere as opções desejadas (dados cadastrados, curso, data/horário e local da prova processo seletivo) e não se esqueça de clicar em concluir para salvar a(s) nova(s) informação(ões).

Quero trocar de Polo, como devo proceder?

É necessário realizar uma nova inscrição selecionando o Polo desejado. Para isso acesse o site www.cnec.br/ead e clique em Faça sua inscrição. Selecione o Polo e curso desejado e informe os dados solicitados. Você receberá um e-mail com a confirmação da nova inscrição.

Se não houver polo da CNEC EAD em minha cidade, poderei prestar a prova do processo seletivo?

Sim. O candidato poderá optar por qualquer um dos 34 polos que estiverem com processo seletivo aberto para o curso desejado e deverá se deslocar até um deles para realização da prova de ingresso. Deve ficar claro que o vínculo é com o polo de inscrição e nele o aluno deverá acompanhar o curso, apresentando-se neste Polo, pessoalmente, para a realização das provas ao final de cada disciplina.

Desejo cancelar a minha inscrição da prova no processo seletivo, como devo proceder?

Caso o candidato não tenha mais interesse em realizar o processo seletivo, basta contatar o 0800.707.1011 da CNEC EAD e informar que não comparecerá à prova agendada.

Poderá ser utilizada a nota do ENEM para ingresso?

20% das vagas disponíveis são destinadas a alunos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. A pontuação do ENEM é válida apenas para ingresso (processo seletivo), não sendo válida para concorrer a bolsas de estudo. Caso o candidato opte por ingressar através da nota do ENEM deverá fazer esta opção no ato da inscrição (preenchimento da ficha de inscrição) e deverá apresentar, no Polo em que deseja se matricular, a cópia do Boletim de Desempenho (Documento Oficial do MEC) com a pontuação obtida no ENEM, até o final do período das inscrições. Atenção: não será aceito envio do Boletim posteriormente ao término das inscrições. Só serão aceitos os resultados dos últimos 3 anos em relação ao período atual de inscrição.

O que devo ter em mãos para entrar na sala no dia da prova do processo seletivo?

– O comprovante de inscrição (e-mail encaminhado com a confirmação da inscrição);

– Documento de identificação com foto;

– Caneta esferográfica azul ou preta.

O candidato deve apresentar-se no local da prova com antecedência de 30 minutos. Não é permitido uso de eletrônicos, telefone celular, boné, e também não devem portar bolsas, livros, cadernos, similares durante a realização da prova.

Estou amamentando. Como procedo para realizar a prova do processo seletivo?

A candidata lactante (que está amamentando) que tiver necessidade de amamentar seu filho durante a realização da prova deverá solicitar atendimento especial para tal fim no momento da inscrição. A candidata deverá levar um acompanhante que será responsável pela guarda da criança enquanto ela estiver realizando a prova e, em caso de necessitar amamentar neste período, poderá se ausentar da prova não sendo permitido, entretanto, aumentar o prazo previamente estabelecido em virtude de sua ausência, isto é, a duração da prova permanecerá de 1h30min.

Como me informo sobre sala e horário onde farei a prova do processo seletivo?

O local, dia e horário da prova estão disponíveis no e-mail enviado com a confirmação de inscrição ou acessando a área do candidato. No site www.cnec.br/ead clique em “Faça sua Inscrição”, selecione o Polo e Curso escolhidos por você no ato da inscrição. Em seguida, clique em “Login” e insira o usuário e senha. Então, o sistema mostrará o seu cadastro com os dados sobre o processo seletivo. O candidato também poderá confirmar a informação por telefone, entrando em contato com o polo ou na Central de Relacionamento da CNEC EAD.

Concluo o Ensino Médio no final do ano, posso fazer a prova do processo seletivo agora e entrar após a conclusão?

Somente será aceita a inscrição de candidatos que estejam concluindo o Ensino Médio cuja previsão de término do mesmo seja antes do início das aulas. É necessário, para a efetivação da matrícula, que o candidato apresente, juntamente com os demais documentos exigidos, o Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Já possuo curso superior, é necessário fazer a prova do processo seletivo?

Alunos portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC não precisam fazer o processo de seleção para fazer uma segunda graduação. Após a classificação dos candidatos que fizeram o processo seletivo e, no caso de existência de vagas, será aberto um novo período de inscrição definido no calendário acadêmico. Nesse momento o candidato deve dirigir-se pessoalmente ao Polo com cópia e original do diploma, histórico escolar e, caso queria aproveitar as disciplinas já cursadas, é necessário levar o programa das disciplinas cursadas na outra instituição para análise curricular.

Quando e como serão divulgados os resultados do processo seletivo?

Resultado do processo: Em até 72 horas após a realização da prova o candidato poderá verificar o resultado através do site www.cnec..br/ead. Clicando em “Faça sua inscrição”, selecione o Polo e Curso escolhidos por você no ato da inscrição. Em seguida, clique em “Login” e insira o usuário e senha. Então, o sistema mostrará o seu cadastro com os dados sobre o processo seletivo. O resultado do processo seletivo também pode ser pelo telefone do polo escolhido. Também é enviado e-mail informando a aprovação e demais passos necessários à sua matrícula ao e-mail informado no ato de sua inscrição.

 

SOBRE MATRÍCULAS

Como é feita a matrícula? Qual a documentação e o período?

Sendo aprovado no processo seletivo o aluno receberá um e-mail com orientações para a matrícula. Neste e-mail será indicado um link, com novo usuário e senha. O sistema irá solicitar a confirmação dos dados informados no ato da inscrição e oferecerá opções de disciplinas disponíveis. Após a escolha das disciplinas e a confirmação, o sistema gera o Contrato de Serviço e a primeira parcela do seu curso.

Com o contrato impresso e assinado, a primeira parcela paga e com a documentação, a seguir especificada, o candidato deverá comparecer na secretaria do polo indicado.

De acordo com o edital, para matricular-se, o candidato deve entregar os seguintes documentos:

  1. a) cópia original do certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente e histórico escolar;
  2. b) cópia original de documento oficial de identidade (só serão aceitos documentos de identificação de órgãos civis – Polícia Civil ou Secretaria de Segurança pública, se o documento for RG
  3. c) cópia e original de título de eleitor, com comprovante da última votação;
  4. d) cópia e original do Cadastro de Pessoa Física – CPF (do candidato);
  5. e) comprovante de que está em dia com as obrigações militares (quando do sexo masculino);
  6. f) cópia e original de certidão de nascimento ou casamento;
  7. g) uma foto 3×4 recente;
  8. h) cópia e original de comprovante de endereço (contas de: água, luz, telefone fixo e gás);
  9. j) Comprovante de pagamento da primeira parcela.
  10. k) Alunos menores de 18 anos deverão vir acompanhados do responsável e trazer cópia de RG e CPF do mesmo.

Não serão aceitas matrículas de candidatos com documentação incompleta.

Ainda não foi disponibilizado pela minha escola o Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Histórico Escolar), posso me matricular?

Caso o candidato não possua o Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Histórico Escolar) em mãos, será admitida, no ato da matrícula, uma declaração de conclusão do ensino médio expedida pelo estabelecimento de ensino. Nessa situação, o candidato deverá comparecer ao Polo e assinar uma declaração comprometendo-se a entregar a documentação sob pena de cancelamento da sua matrícula caso o prazo não seja cumprido.

A matrícula tem de ser feita pessoalmente? Ou poderá ser feita por terceiros?

A matrícula poderá ser feita pelo candidato ou por terceiros, presencialmente no polo. Se a matrícula for realizada por terceiros, o representante deve estar munido de procuração simples de próprio punho do candidato, sem necessidade de reconhecimento de firma, acompanhada do original de documento de identidade do procurador (o terceiro que irá realizar a matrícula), bem como dos documentos exigidos do candidato. A procuração será dispensada somente no caso de o candidato, quando menor de idade, estar representado pelo pai ou pela mãe. 

Estudo em outra Instituição de Ensino Superior, como faço para solicitar a transferência?

Para transferência entre instituições de ensino, é necessário primeiramente, que existam vagas no curso desejado. A transferência de curso só pode ser feita, conforme artigo 49º da LDB, entre cursos afins, na hipótese de existência de vaga e mediante processo seletivo que, na CNEC EAD, é uma análise curricular. Para isso, é necessário que o candidato entregue na secretaria do polo o histórico escolar original e o programa das disciplinas cursadas para analise curricular.

Caso o candidato opte por se transferir para cursos de áreas não afins, é necessário que o mesmo faça o processo seletivo e solicite aproveitamento de disciplinas. Para isso será necessário que o candidato entregue, na secretaria do polo, o histórico escolar devidamente assinado e o programa das disciplinas cursadas para análise curricular.

Em que situações não poderei efetuar a matrícula?

Se não apresentar todos os documentos exigidos;

Se não efetivar o pagamento da primeira parcela.

Como proceder para cancelar minha matrícula?

Cancelamento de matrícula e trancamento de matrícula deve ser solicitado presencialmente no polo em que o aluno está matriculado.

Existe aproveitamento de disciplinas tanto para o aluno portador de diploma quanto para o aluno que já tiver disciplinas cursadas em algum curso superior?

Sim. Para aproveitamento de disciplinas já cursadas é necessário que o aluno encaminhe seu histórico escolar e o programa das disciplinas já cursadas, na secretaria do Polo de interesse. A documentação será encaminhada para o coordenador do curso para análise curricular. Concluída a análise o Polo entrará em contato com o candidato com disciplinas aproveitadas.

 

SOBRE A CNEC EAD

A CNEC EAD é credenciada para oferta de cursos a distância?

Foi credenciada para a oferta de cursos superiores a distância em todo o território nacional pela Portaria 323, de 15/04/2013.

Qual a legislação que ampara a oferta dos cursos na modalidade a distância?

As bases legais para a modalidade a distância foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996), regulamentada pelo Decreto n.º 5.622, publicado no D.O.U. de 19/12/05, que determina que os cursos superiores a distância têm a mesma validade de um curso presencial em todo o território nacional, pelo Decreto 5.773, de 09 de maio de 2006, e pelo Decreto 6.303, de 12 de dezembro de 2007 que altera dispositivos dos Decretos 5.773/2006 e 5.622/2007.

Os cursos da CNEC EAD são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos da CNEC EAD estão autorizados pelo MEC de acordo com as portarias 166 (curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos), 167 (curso de Tecnologia em Processos Gerenciais), 168 (curso de Pedagogia) e 169 (curso de Teologia). O reconhecimento somente é possível quando a primeira turma do curso passível de reconhecimento inicia a segunda metade do curso. Isto acontece no ano de 2014 para os cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais e, a partir de 2015, para os cursos de Pedagogia e Teologia.

Há concessão de bolsa de estudos para os cursos EAD?

A CNEC possui dois tipos de bolsas de estudo:

Bolsa CNEC (Filantropia): são concedidas Bolsas Integrais (100% de desconto) e Bolsas Parciais (50% de desconto). A bolsa de estudo compreende a anuidade ou semestralidade;

No diploma aparecerá que realizei um curso à Distância?

Os diplomas reconhecidos pelo MEC têm validade em todo território nacional. Não há distinção entre o diploma de curso Presencial e a Distância. O Decreto n.º 5.622, de 19/12/2005, regulamentou a equivalência irrestrita entre diplomas presenciais e os da modalidade a distância.

Caso a procura pelo curso no polo for baixa, será ofertado o curso ou tem número mínimo de alunos?

O início das aulas independe do número de alunos matriculados por polo, seguindo o total matriculado no curso com abrangência nacional. Caso a quantidade de alunos aprovados seja inferior ao mínimo nacional estabelecido para o curso, o candidato deverá aguardar uma próxima turma.

Depois de concluído o curso a distância, poderei fazer pós-graduação em outra Universidade, no ensino presencial ou a distância?

Sim. Ao concluir o curso, o portador de diploma de curso superior estará apto a realizar qualquer curso de pós-graduação.

As mensalidades são fixas ou reajustáveis?

São fixadas de acordo com o contrato e reajustadas segundo regras explicitadas no mesmo.

Se eu for reprovado em alguma disciplina, poderei prosseguir meus estudos no próximo semestre?

Sim. Nesse caso o aluno deverá cursar novamente a disciplina. É importante destacar que as disciplinas não serão ofertadas compulsoriamente, isto é, ele deverá cursar novamente a disciplina quando esta for disponibilizada.

Quantas vagas são ofertadas para o meu curso?

Portaria nº 166-17/04/13 – Gestão de Recursos Humanos – 4100 vagas/ano Portaria nº 167-17/04/13 – Processos Gerenciais – 3500 vagas/ano Portaria nº 168-17/04/13 – Pedagogia – 2400 vagas/ano Portaria nº 169-17/04/13 – Teologia – 1400 vagas/ano 

Qual a nota do ENADE obtida pelo meu curso?

Os cursos da CNEC EAD ainda não foram submetidos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE. O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes, quais cursos serão avaliados em cada edição do ENADE. A periodicidade máxima de aplicação do ENADE em cada área será trienal. O próximo ENADE que contemplará os cursos de Tecnologia em Gestão Recursos Humanos, Tecnologia em Processos Gerenciais e Pedagogia está previsto para ocorrer no final de 2015. O curso de Teologia não é submetido ao ENADE.

Qual a duração do meu curso?

Licenciatura em Pedagogia – 4 anos;

Bacharelado em Teologia – 3 anos;

Superior de Tecnologia em Gestão de Processos Gerenciais – 2 anos;

Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos – 2 anos.

Qual o valor da mensalidade?

De acordo com tabela comercial estabelecida no período de matrícula do aluno.

Quais os diferenciais do meu curso?

Proposta pedagógica inovadora

Material didático multimidiático (o aluno tem acesso a livros digitais, vídeos, tutoriais e diversas formas de interação com o conteúdo)

Ida ao polo apenas para prestar provas

Monitoramento e avaliação constante

Em qual turno meu curso é ofertado?

O curso foi concebido na modalidade a distância. Neste caso, não existem turnos com horários específicos. É o próprio aluno quem gerencia o tempo. Sugere-se que o aluno dedique, pelo menos, 10h semanais por disciplina.

Qual tipo de graduação é o meu curso?

Licenciatura em Pedagogia.

Bacharelado em Teologia.

Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

Há aulas presenciais?

Não, todas as aulas são a distância, porém a prova final da disciplina será presencial conforme obrigatoriedade da legislação vigente.

Quantas vezes eu preciso ir ao Polo durante o curso e para quê?

As provas das disciplinas obrigatoriamente serão presenciais no polo cujo aluno está matriculado e acontecem ao final de cada disciplina, de acordo com a carga horária. Se o aluno estiver cursando no mesmo bimestre duas disciplinas de 80h, será necessário prestar a prova presencial somente ao final destas 80h (dois meses). Caso ele curse uma disciplina de 80h e outras duas de 40h, deverá realizar a prova presencial ao final da disciplina de 40h (um mês) e, posteriormente, ao concluir a outra disciplina de 40h e a de 80h (mais um mês após a realização da primeira prova). Além dos momentos de provas presenciais é necessário o aluno deslocar-se ao polo no momento da renovação de matrícula, que ocorre após um ano de matrícula.

É possível um aluno presencial da CNEC cursar um curso na CNEC EAD simultaneamente?

Sim.

É possível um aluno do presencial cursar disciplinas em EAD?

Sim, basta fazer a matricula como aluno não regular, diretamente no polo. Segundo a LDB – Artº 50º – as Instituições de Ensino Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrícula nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demostrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo seletivo prévio.

Qual o valor da mensalidade para o aluno não regular?

A tabela comercial está disponível no site: http://graduacaoead.cnec.br

Todos os cursos exigem TCC?

Sim. Com formatos diferentes dependendo do curso, há sempre um trabalho de conclusão.

Como funcionam os certificados intermediários dos cursos tecnológicos?

Concluídas todas as disciplinas do módulo básico mais as disciplinas do módulo desejado, o aluno terá direito a um certificado de qualificação profissional de nível tecnológico, podendo o aluno entrar no mercado de trabalho com uma qualificação para exercer determinadas funções. Isso só é possível nos cursos superiores de tecnologia de Recursos Humanos e Processos Gerenciais. Consultar matriz curricular. É importante ressaltar que estas certificações não são consideradas diplomas dos cursos de graduação e nem de especialização.

Na grade curricular do 1º módulo, por já ter cursado disciplina(s) em outro curso, não fecharei as 400h. O que faço? Posso cursar disciplina(s) de outro módulo, para fechar as 400h?

O aluno pode associar as disciplinas como desejar, é importante somente verificar a oferta das disciplinas. As situações especiais de aproveitamento de crédito serão analisadas caso a caso pela coordenação de curso.

As informações com o Tutor Presencial, Tutor a Distância e Gestor de Polo serão online, por telefone ou com hora marcada no Polo?

Todo e qualquer contato com o Polo (Tutor Presencial e Gestor de Polo) necessitará ser agendado previamente.

O atendimento com o Tutor a Distância será realizado de duas maneiras:

  • Atendimento “assíncrono”: quando o aluno encaminha a sua dúvida por meio de e-mail ou AVA e recebe o retorno posteriormente.
  • Atendimento “síncrono”: realizado por meio de chat e enquanto o Tutor está on-line. O contato do aluno será mais comum com o Tutor online.

Haverá material impresso a ser distribuído ao aluno? Este material estará disponível no Polo?

Não haverá material impresso disponível no Polo para o aluno. Todo o material é virtual: livros, apresentações, material complementar, entre outros. O aluno poderá e deverá fazer download do material. Em virtude de dificuldades de acesso a internet, quando solicitado e sinalizado pelo aluno, o Polo poderá providenciar o material impresso ou salvo em CD-ROM/pen drive.

O aluno pode visitar o polo sempre que achar necessário? Será necessário agendar data e horário para a visita?

O aluno pode visitar o Polo sempre que necessitar. Ele tem acesso livre à biblioteca, laboratório de informática, brinquedoteca, etc. Caso queira conversar presencialmente com o tutor presencial ou o gestor de Polo, aconselhamos que o aluno agende horário.

Não tenho computador, como posso acessar os cursos?

O aluno que não tenha acesso a computador pode utilizar a estrutura do polo (laboratório de informática).

Qual o canal de contato entre o aluno e a ouvidoria do curso?

O aluno pode contatar a ouvidoria da FACOS através do canal de e-mail: ouvidoria@facos.edu.br ou por telefone (51) 2161.0200 Ramal: 247.

Os Periódicos Impressos e Eletrônicos estarão disponíveis nos Polos onde o aluno efetuou a matrícula?

Os periódicos impressos estarão disponíveis na biblioteca do Polo. Os eletrônicos, na biblioteca virtual (ícone em amarelo na página do AVA).

O Polo oferecerá eventos para o complemento de horas nas Atividades Complementares? Quais serão os eventos e onde serão realizados?

Sim, conforme demanda e possibilidades locais.

Como funcionará o Apoio Psicopedagógico?

O apoio psicológico que consta no PPC refere-se ao processo de aprendizagem. O Polo encaminha a solicitação ao Nadi – Núcleo de Apoio Discente, que encaminha o processo, conforme demanda. Importante: o aluno pode procurar o serviço. A tutoria, professor ou coordenador do curso também poderá orientar o aluno a obter este atendimento.

Como serão aplicados os Cursos de Nivelamento em Conteúdos de Ensino?

Primeiramente é identificada a necessidade de nivelamento e então é disponibilizado o curso na modalidade livre, a ser realizado também de forma virtual. Esta identificação pode ser feita no processo seletivo ou ainda no decorrer das disciplinas. Atualmente a CNEC EAD conta com cursos já estabelecidos em Nivelamento de Português, Matemática, Conhecimentos Contemporâneos e Inglês.

Onde, quando e como será a Semana Introdutória de Atividades?

A Semana Introdutória de Atividades é a semana de acolhimento, que será realizada pelo Polo, a cada início de bimestre. São realizadas também algumas atividades virtuais como, por exemplo, o curso de apropriação tecnológica.

 

DÚVIDAS REFERENTES AO CURSO DE PEDAGOGIA: 

O curso de pedagogia possui convênios de estágio espalhados pelo Brasil?

Sim. O curso de pedagogia possui convênios regionalizados, conforme o Polo onde o aluno está matriculado.

Onde serão realizados os estágios? O polo indicará o local de estágio?

Os estágios são realizados em escolas e ambientes não escolares (ONGs, hospitais, empresas, igrejas), dependendo do estágio. Cabe a iniciativa do aluno em buscar uma instituição apta para a realização do estágio, contanto com o apoio do professor e do polo nessa escolha.

Durante o estágio o aluno será acompanhado pela equipe do seu curso ou polo? Esse acompanhamento será diário?

O estágio será acompanhado pelo professor da disciplina de estágio. É importante ressaltar que esse acompanhamento não será diário e nem presencial, sendo realizado com horário previamente agendado e de forma virtual, como todo o curso.

Os laboratórios de Práticas Pedagógicas existem em todos os Polos que oferecem o curso de pedagogia?

Todos os Polos possuem o laboratório de práticas pedagógicas (brinquedoteca).

O apoio psicológico citado no PPC – Projeto Pedagógico de Curso refere-se ao aluno? Como o aluno pode fazer uso deste apoio?

O apoio psicológico que consta no PPC refere-se ao processo de aprendizagem. O Polo encaminha a solicitação ao Nadi – Núcleo de Apoio Discente, que encaminha o processo, conforme demanda.

 

DUVIDAS REFERENTES AO CURSO DE TEOLOGIA:

 Já que o Curso de Bacharelado em Teologia não contempla estágio curricular supervisionado obrigatório e exige no mínimo 3 atividades práticas, cabe ao aluno procurar locais para as Práticas Pastorais Obrigatórias ou o Polo disponibilizará convênios com entidades e instituições para tal atividade?

As 3 atividades práticas deverão ser de iniciativa do aluno. O aluno deverá por em prática algo que estuda em sua comunidade religiosa e comprovar diretamente para a coordenação do curso.

Pessoas portadoras de deficiência auditiva podem comunicar-se com um dos nossos atendentes através do email cead.callcenter@cnec.br
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 9h às 19h através do 0800 707 1011.